Profª Adjair P. de Miranda - Diretora |
Prof. Urano Lopes - Palestrante |
Dois grupos debateram “AS DIVERSIDADES GERAIS E DE GÊNERO”, sendo um do período matutino e outro do período vespertino.
A fim de motivar os debates e facilitar a
elaboração das propostas, o Prof. Urano Lopes, que ministra a disciplina “Artes”
na EE. PE. CÉSAR foi convidado para fazer uma breve palestra aos dois grupos.
ROL DE PROPOSTAS
ELABORADAS NA SESSÃO PLENÁRIA FINAL DOS SEMINÁRIOS PELO CORPO DISCENTE DA EE PE
CÉSAR ALBISETTI – POXORÉU/MT SOBRE AS DIVERSIDADES GERAIS E A DE GÊNERO
02 - Assegurar o respeito às pessoas que
tenham interesse na mudança de sexo.
03 – Auxiliar as pessoas a se libertarem da
opressão social e demonstrar ser o que realmente são.
04 - Cobrar das autoridades uma ação mais
rigorosa contra as pessoas que cometem preconceito social;
05 - Colocar em prática as ações discutidas
no projeto “Ressignificando o espaço escolar”, por meio de atos públicos;
06 - Conscientizar as pessoas de modo geral
sobre os malefícios psicológicos causados às vítimas do preconceito social;
07 - Divulgar no jornal da escola as ações
propostas sobre os temas discutidos no projeto “RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO
ESCOLAR” 2014;
08 - Elaborar projetos na escola sobre a
cultura afro-brasileira;
10 - Fazer manifestação através dos meios de
comunicação sobre a diversidade de gênero;
11 - Levar ao conhecimento dos pais as
informações sobre as diversidades, adquiridas no projeto “Ressignificando o
espaço escolar”, visando clarear seus pensamentos sobre o tema;
12 - Mostrar às pessoas que, apesar de sua
cor, ninguém deixa de ser melhor ou pior que outrem pois todos têm a mesma
potencialidade para fazer coisas boas ou ruins;
13 - Mostrar, através da ação educativa
conscientizadora, que todos os seres humanos são iguais, mesmo com toda a
diversidade racial, social, cultural e de orientação sexual.
14 - Não escolher livros didáticos que tratam
as diversidades de forma preconceituosa e discriminatória.
15 - Penalizar as pessoas que praticam atos
discriminatórios raciais, sexuais ou sociais dentro das dependências da escola;
16 - Promover ações que motivem a reflexão individual
e coletiva, para que haja mudanças nessas práticas.
17 - Promover atividades culturais abordando
a diversidade de gênero.
19 - Promover
manifestações para que os direitos dos homossexuais sejam mais bem atendidos.
20 - Promover palestras dentro e fora do
ambiente escolar sobre as pessoas homofóbicas;
21 - Promover trabalhos sobre a diversidade
religiosa.
22 - Promover atos públicos para
conscientizar a população sobre o mau uso dos termos pejorativos usados em
relação aos homossexuais;
23 - Realizar campanhas conscientizadoras e
palestras sobre a diversidade voltadas para a sociedade em geral.
24 - Realizar na Escola o “Dia D” da
Diversidade de Gênero.
25 - Sensibilizar as pessoas por meio das
redes sociais sobre a violência causada aos negros, homossexuais e LGBTs
(Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros);
26 - Trabalhar a diversidade de gênero com a
família.
27 - Usar os meios de comunicação,
principalmente o Jornal da Escola, para informar a população sobre as
diferenças humanas.
As propostas elaboradas certamente serão
analisadas pelo colegiado da escola, visando incluir aquelas que estão dentro
da competência da unidade escolar em seu Projeto Político Pedagógico, como foi
o desejo dos alunos. Quanto às demais, serão publicadas nos meios de
comunicação utilizados pela escola, visando levá-las, dessa forma, ao conhecimento
dos responsáveis diretos pela sua execução, ou ao conhecimento das autoridades
mediadoras das intervenções sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário