As drogas têm sido as maiores responsáveis
pela destruição dos valores morais e éticos da família. Pessoa de origem
respeitada, da noite para o dia se transforma em marginal, dilapidando o
patrimônio pessoal e familiar, abandonando suas responsabilidades domésticas e
seu trabalho. Isso quando são apenas usuários. Outros há, no entanto, que se
transformam em marginais do tráfico, espalhando as drogas pelo mundo afora, até
o dia em que são apanhados pelas polícias que combatem essa modalidade de crime
tão nociva e destrutiva da sociedade.
Tanto em um, quanto em outro dos casos, as maiores vítimas do tráfico são as famílias, os jovens, os adolescentes e as crianças.
Tanto em um, quanto em outro dos casos, as maiores vítimas do tráfico são as famílias, os jovens, os adolescentes e as crianças.
Segundo pesquisas recentes, os principais
motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência
de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas
familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias
não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis,
hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar
(-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/drogas/>. Acesso em: 6 set
2014.
Além disso, em muitos casos, o uso de drogas
está associado às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Algumas drogas são comercializadas
livremente, principalmente por farmácias. São as chamadas drogas lícitas,
entendendo-se como tais aqueles que contenham álcool, cafeína, nicotina,
anorexígenos, anabolizantes, entre outros. Produtos dessa natureza podem ser
adquiridos em quase todas as esquinas comerciais do país, facilitando o seu
consumo, até mesmo por crianças e adolescentes.
A lei brasileira nº 11.343/2006 tipifica várias ações ligadas às drogas como sendo crimes ou atos infracionais. Destacamos, a título de exemplo, o seu artigo 28, o qual assim preceitua: “Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I – advertência sobre os efeitos das drogas; I – prestação de serviços à comunidade; I – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
A lei brasileira nº 11.343/2006 tipifica várias ações ligadas às drogas como sendo crimes ou atos infracionais. Destacamos, a título de exemplo, o seu artigo 28, o qual assim preceitua: “Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I – advertência sobre os efeitos das drogas; I – prestação de serviços à comunidade; I – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Há muito que aprender sobre esse assunto. E,
para abordar a temática nos seminários do projeto “RESSIGNIFICNDO O ESPAÇO
ESCOLAR”, a escola convidou as professoras Regiane e Emily.
Após as palestras, cada um dos dois grupos a
quem a mesma foi dirigida, elaborou dez propostas de intervenção na área das
drogas e DSTs. Levadas para o debate na Plenária, algumas das propostas tiveram
sua redação melhorada e outras propostas foram adicionadas ao rol.
Eis o produto final de propostas:
1 - Trazer na escola mais profissionais para
fazer palestras sobre as DSTs e as drogas de um modo geral;
2 - Criar em âmbito estadual Centros
Especializados em recuperação de dependentes químicos no município de Poxoréu;
3 - Promover maior conscientização na mídia
sobre as DSTs e as drogas em geral;
4 - Investir em ações preventivas para o
fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
5 - Conscientizar o público em geral de que o
uso de drogas lícitas e ilícitas é um problema de saúde pública;
6 - Disponibilizar preservativos à população
em geral durante o ano todo, como medida de combate às DSTs;
7 - Oferecer à população em geral centros de
lazer, esporte e cultura para maior distração dos jovens;
8 - Conscientizar a população através das
mídias sociais (rádio, TV e internet) sobre as principais consequências do uso
do álcool de forma indiscriminada;
10 - Utilizar o jornal da escola para
divulgar os meios de prevenção ao uso inadequado de anabolizantes;
11 - Dar mais apoio social às pessoas
viciadas e com dependência, visando a sua recuperação;
12 - Obter apoio das autoridades para que os
usuários possam buscar auxílio em sua recuperação e tratamento;
14 – Orientar a população para que evite o
uso de drogas injetáveis que possam transmitir doenças;
15 - Conscientizar a população a respeito das
consequências pelo uso de drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, bem como a
pré-medicação;
16 - Promover a informação da população sobre
a transformação da maconha de droga ilícita, em droga lícita, mas sem excluir
as consequências do seu uso;
18 - Realizar campanhas no Estado mostrando
as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas;
19 - Alertar nas escolas sobre os perigos das
drogas e DSTS;
20 - Criar de área de lazer e esportes para
os jovens;
21 – Realizar campanhas publicitárias
mostrando as principais consequências de uso do álcool e drogas afins;
22 - Realizar campanhas nas escolas sobre a importância do uso de preservativos no controle e prevenção das DSTS;
22 - Realizar campanhas nas escolas sobre a importância do uso de preservativos no controle e prevenção das DSTS;
23 -
Criar mais centros de reabilitação com pessoal especializado no
tratamento a dependentes químicos;
24 – Promover o diálogo entre pais e filhos
em temas relacionado às DSTS e às Drogas;
25 – Tomar cuidado com as principais consequências do uso de drogas na vida social e familiar do jovem;
25 – Tomar cuidado com as principais consequências do uso de drogas na vida social e familiar do jovem;
26 – Elaborar
leis mais severas, que punam pessoas que vendem drogas lícitas ou ilícitas a
menores de idade;
27 - Trazer palestrantes na escola, que já
tenha sido usuário de drogas, para alertar os alunos sobre o verdadeiro mundo
das drogas e os males que elas causam em nossa vida;
28 - Criar mais centros de reabilitação com pessoal especializado no tratamento a dependentes químicos e divulgação à população, informando sua localização, estrutura física e profissional, bem como as formas de acesso ao mesmo;
28 - Criar mais centros de reabilitação com pessoal especializado no tratamento a dependentes químicos e divulgação à população, informando sua localização, estrutura física e profissional, bem como as formas de acesso ao mesmo;
29 - Realizar plebiscito popular para que o
povo decida se é a favor ou contra a liberação de drogas atualmente ilícitas,
como o caso da maconha, por exemplo, antes de propor leis nesse sentido;
30 - Criar o CAPS-AD – Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas;
30 - Criar o CAPS-AD – Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas;
31 -
Legalizar o uso das drogas atualmente ilícitas para fins medicinais;
32 - Gestar junto ao Posto de Saúde para que
adquira e distribua o preservativo feminino;
33 - Formar um grupo de pessoas
especializadas em DSTS e drogas para visitar as pessoas portadoras de DSTS e as
que tenham usuários de drogas, a fim de prestar esclarecimentos e assim
auxiliar as famílias no tratamento dos problemas decorrentes;
34 - Realizar a inclusão das pessoas dependentes de drogas e portadoras de DSTS;
34 - Realizar a inclusão das pessoas dependentes de drogas e portadoras de DSTS;
35 -
Prestar assistência especializada às famílias que tenham portadores de DSTS
e/ou membros viciados em drogas;
36 - Trabalhar a temática DROGAS E DSTS na
escola, de forma dramatizada e criativa para chamar a atenção daqueles que
necessitam de ajuda para vencer os problemas afins;
O corpo discente da escola espera que suas propostas elaboradas para fazer uma intervenção social sejam colocadas em prática, tanto pela EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, quantos pelas demais escolas, bem como por outros órgãos que tenham essa responsabilidade.
O corpo discente da escola espera que suas propostas elaboradas para fazer uma intervenção social sejam colocadas em prática, tanto pela EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, quantos pelas demais escolas, bem como por outros órgãos que tenham essa responsabilidade.
Os seminários sobre as DSTs e as drogas foram
realizados nos períodos matutino e vespertino.
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