Prof. Izaias Resplandes de Sousa
A EE. PE. CÉSAR ALBISETTI está realizando, dentro da programação do Projeto “Ressignificando o espaço escolar”, uma série de seminários acerca de temas do cotidiano dos seus alunos, tais como, as diversidades gerais e de gênero, a política e a cidadania, as DSTs e as drogas e a preservação do patrimônio público.
Para motivação da reflexão, sobre esse tema,
a escola convidou os professores Luiz Sérgio e Antenor Ferreira. Logo após a
palestra, os alunos do grupo responsável pela temática, formularam dez
propostas:
A
seguir, publicamos a síntese das propostas dos alunos referente a essa última
temática supracitada.
Ei-las:
1 - Criar um grupo, formado por alunos, para
fazer divulgação externa acerca da “preservação do patrimônio público”;
2 - Criar um Departamento no Grêmio
Estudantil com o objetivo de promover a preservação do patrimônio público e
apoiar o trabalho de ONGS que realizam essa missão;
3 – Divulgar, através dos meios de
comunicação da escola e em outros meios sociais, quando houver disponibilidade;
4 – Denunciar às autoridades, os vândalos que
atentarem contra o patrimônio público, para a apuração de responsabilidade e
aplicação das penas cabíveis;
5 - Estabelecer penalidades rigorosas para
quem cometa atos infracionais contra o patrimônio público;
6 - Fazer a doação de livros usados, que já
não sirvam mais para o uso escolar, às empresas que trabalham com materiais
recicláveis;
7 - Fazer uma maior conscientização para a população
em geral, através das mídias sociais, sobre a importância da preservação do
patrimônio público;
8 - Fazer uma ressignificação constante do
espaço escolar através de mais investimentos;
10 – Implantar o monitoramento eletrônico no
interior da escola e em locais públicos da cidade, a fim de inibir possíveis infrações
ao patrimônio público, a fim de facilitar a aplicação de punição aos infratores;
11 - Implantar lixeiras seletivas para a
reciclagem;
12 - Incentivar a comunidade a preservar o
patrimônio público;
13 - Fazer palestras e divulgar as
consequências para as pessoas que praticarem a depredação do patrimônio
público;
14 – Punir com mais severidade os atos
infracionais previstos nas leis;
16 - Promover atividades que possam
fortalecer a consciência de preservação do patrimônio público;
18 – Usar de maior rigor na aplicação das
punições previstas no Regimento Interno para a prática dos atos infracionais
previsto nas leis;
20 -
Preservar o transporte público para que o serviço não seja interrompido;
21 - Realizar palestras de conscientização
sobre a importância da preservação do patrimônio público;
22 - Realizar mutirão de limpeza na escola, a
cada dois meses, para preservação do patrimônio público escolar;
23 - Realizar projetos que enfatizem a
importância da preservação do patrimônio público para a sociedade em geral;
24 - Reivindicar ao poder público medidas de
conservação do patrimônio público da cidade;
26 - Realizar campanhas de conscientização
através de cartazes e baners;
27 - Realizar a alimentação escolar apenas no
refeitório;
29 - Realizar palestras e projetos sobre a
temática, incentivando os alunos para uma maior participação nesses eventos;
30 - Tornar mais rigorosa a responsabilidade
dos alunos em relação ao patrimônio público;
31 - Zelar pelo efetivo cumprimento das leis,
punindo os infratores, com o rigor nelas estabelecido.
Essas trinta e uma propostas demonstram a
seriedade com que o assunto foi tratado nessa série de seminários. É o
estudante demonstrando que sabe o que está acontecendo e que busca formas de
equacionar e resolver os problemas sociais.
É quase certo que todas as propostas
elaboradas pelo corpo discente serão examinadas com todo o rigor gramatical, no
sentido de incluí-las nas curriculares da escola. Além disso, tais propostas
serão divulgadas através dos meios de comunicação que se dispuserem a oferecer
guarida para a devida publicação das mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário