quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Projeto PREE

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Prof. Izaias Resplandes de Sousa

A EE. PE. CÉSAR ALBISETTI está realizando, dentro da programação do Projeto “Ressignificando o espaço escolar”, uma série de seminários acerca de temas do cotidiano dos seus alunos, tais como, as diversidades gerais e de gênero, a política e a cidadania, as DSTs e as drogas e a preservação do patrimônio público.
Para motivação da reflexão, sobre esse tema, a escola convidou os professores Luiz Sérgio e Antenor Ferreira. Logo após a palestra, os alunos do grupo responsável pela temática, formularam dez propostas:
 A seguir, publicamos a síntese das propostas dos alunos referente a essa última temática supracitada.
Ei-las:
1 - Criar um grupo, formado por alunos, para fazer divulgação externa acerca da “preservação do patrimônio público”;
2 - Criar um Departamento no Grêmio Estudantil com o objetivo de promover a preservação do patrimônio público e apoiar o trabalho de ONGS que realizam essa missão;
3 – Divulgar, através dos meios de comunicação da escola e em outros meios sociais, quando houver disponibilidade;
4 – Denunciar às autoridades, os vândalos que atentarem contra o patrimônio público, para a apuração de responsabilidade e aplicação das penas cabíveis;
5 - Estabelecer penalidades rigorosas para quem cometa atos infracionais contra o patrimônio público;
6 - Fazer a doação de livros usados, que já não sirvam mais para o uso escolar, às empresas que trabalham com materiais recicláveis;
7 - Fazer uma maior conscientização para a população em geral, através das mídias sociais, sobre a importância da preservação do patrimônio público;
8 - Fazer uma ressignificação constante do espaço escolar através de mais investimentos;
9 – Atribuir a higienização das carteiras e mesas escolares aos próprios alunos;
10 – Implantar o monitoramento eletrônico no interior da escola e em locais públicos da cidade, a fim de inibir possíveis infrações ao patrimônio público, a fim de facilitar a aplicação de punição aos infratores;
11 - Implantar lixeiras seletivas para a reciclagem;
12 - Incentivar a comunidade a preservar o patrimônio público;
13 - Fazer palestras e divulgar as consequências para as pessoas que praticarem a depredação do patrimônio público;
14 – Punir com mais severidade os atos infracionais previstos nas leis;
15 - Realizar uma campanha de reflorestamento na área externa da escola;
16 - Promover atividades que possam fortalecer a consciência de preservação do patrimônio público;
17 - Personalizar as carteiras escolares;
18 – Usar de maior rigor na aplicação das punições previstas no Regimento Interno para a prática dos atos infracionais previsto nas leis;
19 - Preservar as carteiras escolares, mantendo-as em condições de uso;
 20 - Preservar o transporte público para que o serviço não seja interrompido;
21 - Realizar palestras de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio público;
22 - Realizar mutirão de limpeza na escola, a cada dois meses, para preservação do patrimônio público escolar;
23 - Realizar projetos que enfatizem a importância da preservação do patrimônio público para a sociedade em geral;
24 - Reivindicar ao poder público medidas de conservação do patrimônio público da cidade;
 25 - Realizar palestras e projetos sobre a “preservação do patrimônio público”;
26 - Realizar campanhas de conscientização através de cartazes e baners;
27 - Realizar a alimentação escolar apenas no refeitório;
29 - Realizar palestras e projetos sobre a temática, incentivando os alunos para uma maior participação nesses eventos;
30 - Tornar mais rigorosa a responsabilidade dos alunos em relação ao patrimônio público;
31 - Zelar pelo efetivo cumprimento das leis, punindo os infratores, com o rigor nelas estabelecido.
Essas trinta e uma propostas demonstram a seriedade com que o assunto foi tratado nessa série de seminários. É o estudante demonstrando que sabe o que está acontecendo e que busca formas de equacionar e resolver os problemas sociais.

É quase certo que todas as propostas elaboradas pelo corpo discente serão examinadas com todo o rigor gramatical, no sentido de incluí-las nas curriculares da escola. Além disso, tais propostas serão divulgadas através dos meios de comunicação que se dispuserem a oferecer guarida para a devida publicação das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário