terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paisagens de Alto Coité

A Comitiva do Conhecimento, formada por alunos dos segundos anos da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, em Poxoréu, MT chegou em Alto Coité na manhã do dia 18 de outubro de 2014, com o propósito de realizar um conjunto de aulas de campo neste importante Distrito do Município.
Igreja de Bom Jesus de Alto Coité
 Ao passarmos pelo Distrito poxoreano de Alto Coité, registramos algumas paisagens geográficas daquela comunidade, as quais se destacam no cenário do povoado.
Arquitetura simples, mas com detalhes na fachada em alto relevo triangular
A Igreja Católica do Bom Jesus de Alto Coité certamente é a construção mais imponente da localidade. 
Prof. Luiz Sérgio de Souza "Tigrão" e aluno da EE PE. CÉSAR ALBISETTI
Em sua sede acontecem todos os anos a Festa do Bom Jesus de Alto Coité.
A rua da praça
O site http://poxoreuturismo.blogspot.com.br/p/festas-e-eventos-na-cidade.html traz importante registro a respeito da festa do Senhor Bom Jesus em Alto Coité. 
Praça "Maria das Graças Monte Canabrava"
Eis o destaque:

FESTA DO SENHOR BOM JESUS
Distrito de Alto Coité
O Distrito de Alto Coité, que se localiza na Rodovia MT-130, entre Poxoréu e Primavera do Leste, festeja juntamente com filhos, amigos distantes e turistas em geral, a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus, com devoção, fé, e claro, festa social com leilões e muita alegria.
Essa festa sempre se realiza na semana do dia 06 de agosto e com uma tradicional e grandiosa procissao a pé entre Poxoreu e o Distrito.

A praça reformada foi inaugurada no Governo do prefeito Walterly Ribeiro da Silva em 06/08/1995
Em frente à Igreja Católica está a única praça da cidade, cujo nome homenageia "MARIA DAS GRAÇAS MONTE CANABRAVA", familiar do ex-vereador EDÉSIO MONTE CANABRAVA.
Atrás da praça fica o campo de futebol.
Profª. Nelice Ferraz (História) aprecia a fachada arquitetônica da construção histórica de Alto Coité. 
   As ruas de Alto Coité lembram as ruas estreitas e tortuosas das cidades históricas do Brasil, as quais não seguiram nenhum planejamento e foram sendo construídas, muitas delas, como é o caso de Alto Coité, de acordo com o movimento da garimpagem.

A fé é exercida com toda a simplicidade
A Comitiva do Conhecimento da EE PE. CÉSAR ALBISETTI, em seu TUR por Alto Coité fez uma parada no prédio construído pela Drª. Edwige Dassi, uma italiana filantropa que investe todos os seus recursos em obras sociais no município de Poxoréu há muitos anos. 
Casa com detalhe em pedras, aproveitando o potencial da região
Essa obra em Alto Coité estava voltada para as mulheres da comunidade. Houve um tempo em que elas tinham ali uma malharia. Não posso dizer se a malharia funcionava nesse prédio, mas sei que fazia parte desse empreendimento de Drª. Edwige Dassi. 
Obra Social da Drª Edwige Dassi, filantropa italiana
Quando Diretor da EE Profª Juracy Macêdo adquirimos muitas camisetas de uniforme dessa malharia. No momento, a obra está desativada e o prédio pareceu abandonado. Mas é também uma obra imponente na cidade e que valeria a pena estar funcionando.
Profª Nelice Ferraz ao lado de morador de Alto Coité.
Pelas ruas encontramos diversos transeuntes, certamente se perguntando "o que esse povo está querendo aqui no Coité, meu Deus!". Mas ninguém se queixava de nossa presença. Pelo contrário, cumprimentavam e até aceitavam posar para fotos com membros de nossa Comitiva do Conhecimento.

Rio Coité, calmo, refrescante, importante potencial turístico de Alto Coité.
No começo da tarde, finalizando nossas aulas de campo em Alto Coité, fomos até o rio Coité, onde fizemos um pequeno churrasco e tomamos banho nas refrescantes águas daquela silenciosa corrente.
Prof. Urano Ferreira e prof. Luiz Sérgio de Souza com aluna da EE PE. CÉSAR ALBISETTI
Em seguida, retornamos a Poxoréu. 
Rio Coité, importante potencial balneário
Com certeza, essa aventura por Alto Coité será inesquecível para todos os que dela participaram.
Fotos, texto e divulgação: Prof. Izaias Resplandes de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário