quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O preconceito contra o Sertanejo

 Maika, Luana, Rudiney, Natália e Jéferson

Fernanda Elaíne Rodrigues Pereira,  Luana de Araújo Tousubé de oliveira, Mayka karoline de Oliveira Bueno, Natalia Cardoso dos Santos e Poliana karoline narcisa de Sousa...

Poliana e Fernanda Elaíne
Essas meninas são alunas do 3º ano A matutino da EE. Pe. César Albisetti. Durante a Feira das Ciências deste ano, fizeram uma pesquisa com relação ao preconceito social em face da música sertaneja.
Professores Izaias Resplandes e Geniel, orientadores
Na introdução do trabalho disseram o seguinte:
As autoras explicando o trabalho
 

O preconceito contra a música sertaneja... Será que existe alguma razão, fundamento ou motivo para esse tipo de preconceito? Quais são as principais causas do preconceito contra a música sertaneja? Através da leitura de livros, revistas, internet, entre outros tentamos encontrar soluções que possam amenizar o preconceito contra esse estilo musical.
Entre outros aspectos, buscamos no presente trabalho caracterizar a música sertaneja, a mais ouvida do Brasil. A letra desse estilo musical relata o sentimento do homem do campo, como por exemplo, suas desilusões, suas paixões pela terra, pelos animais e suas profissões. Apesar do sucesso, ainda por muitos é rotulada como brega, principalmente pela juventude que prefere outros estilos musicais, como rock, internacional, reggae entre outros.
O sertanejo é um dos ritmos que mais sofre preconceito. Esse estilo musical nasceu no interior do Brasil, nos campos, onde muita das vezes essas pessoas são apelidadas como caipira. Naquela época, as pessoas que escutavam esse ritmo eram as mais simples e humildes.
Assim sendo, definimos como objetivo geral dessa pesquisa o seguinte: identificar as principais causas do preconceito contra a música sertaneja. Esperamos que as pessoas se conscientizem de que cada ser tem o direito de escolher seu estilo musical, e apreciá-lo com total liberdade, independente da cultura de cada um.
Por não ter esclarecimento sobre a história desse ritmo, as pessoas criticam e não respeitam a escolha do próximo. A identificação desse preconceito é um dos meios mais acessíveis de transmitir conhecimento sobre o assunto.
Esse projeto está sendo realizado visando incluir socialmente a música sertaneja, transmitindo conhecimentos sobre a história desse estilo musical e tentando amenizar o preconceito, mostrando que o importante não é gostar e sim respeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário