sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Preconceito contra o Rock

Jaqueline e Vinícius

Os alunos Alexandre Dias Miolli Neto; Gabriel Cândido da Silva Amorim; Jackeline de Souza Dias; Marcos Paulo Nunes Silva; Rudiney Silva de Barros; e Vinicius Vieira da Silva Bezerra realizaram uma pesquisa abordando o preconceito contra o estilo musical ROCK.

O trabalho foi elaborado para a Feira das Ciências de 2012, tendo contado com a orientação dos professores Izaias Resplandes de Sousa e Geniel Araújo Silva.
Taislaine e Gabriel

Na introdução do trabalho, os autores destacaram o seguinte:

A pesquisa teve como objetivo geral propor formas de combate ao preconceito musical em relação ao estilo Rock. Para tanto perseguiu-se os seguintes objetivos específicos: Promover a leitura de textos relacionados ao Rock; Levantar informações sobre o preconceito; Listar os tipos de preconceito ao Rock; Relacionar forma de preconceito contra o Rock.

O presente trabalho abordou um gênero musical de grande sucesso que surgiu nos Estados Unidos da América nos anos 50, algo inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música. O Rock unia o ritmo rápido com pitadas de musicas negras do sul dos EUA e o cowntry. Apareceu pela primeira vez em um programa de radio no Estado de Ohio (EUA) no ano de 1951. Para tanto foi necessário delimitá-lo, pelo que essa abordagem tratou a temática na questão referente ao preconceito contra o estilo musical.
Rudiney
A primeira leitura dos materiais literários mostrou como a sociedade marginaliza o Rock, colocando-o como uma forma de expressão satânica. O preconceito contra o estilo musical rock tem produzido muitas idéias contraditórias entre aqueles que não concordam com esse estilo.  No mundo atual, muitos jovens e adolescentes têm enfrentado preconceitos, principalmente por parte dos adultos. A música deveria unir as pessoas, mas por conta de atitudes preconceituosas acaba separando-as em grupos isolados, causando brigas ou até mesmo mortes. Nesta pesquisa, os autores se debruçaram sobre a análise da bibliografia pertinente para tentar encontrar formas que pudessem amenizar esse preconceito.
Professores Izaias, Maria Iva, Geniel e Antônio Carlos

Desse modo, essa pesquisa teve por finalidade contribuir para a conscientização das pessoas de que, nem sempre, o rock seja uma forma de expressão satânica ou algo similar, mas apenas um estilo novo que veio somar-se aos tradicionais estilos musicais já existentes. Ao final, apresenta-se algumas formas de combate ao preconceito em relação ao rock, para que seus seguidores tenham liberdade para apreciá-lo sem a rejeição dos demais.

Dentre as conclusões, os autores verificaram que ninguém é obrigado a gostar do rock, mas que todos devem respeitar a liberdade dos que gostam, principalmente no Brasil que se pretende ser um pais democrático.

O combate a todas as formas de preconceito e discriminação é um dos objetivos gerais da Republica Federativa do Brasil, assegurado no artigo 3º, IV da Constituição Federal. Portanto, é um dever de todos. Foi esse o sentimento que tomou conta dos pesquisadores ao realizar esta pesquisa.

Os autores têm consciência da simplicidade da presente abordagem. Isso se deu em virtude do pouco tempo que dispuseram para realizar o trabalho. No entanto, acreditam haver alcançado os objetivos propostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário