Dentro da programação de trabalho deste 10/02/2015, na EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, os professores Gaudêncio Filho Rosa de Amorim e Zeny Soares fizeram uma análise dos dados estatísticos referente ao ano letivo de 2014, apresentando-a aos alunos, com breves considerações, visando uma correção de propósitos para o enfrentamento deste novo ano letivo.
Em 2014, a Escola Pe. César 559 alunos matriculados, mas apenas 360 alunos desse total chegou até o final do ano estudando na unidade.
Dentre os alunos que concluíram o ano letivo, apenas 186 lograram obter aprovação direta, sem o recurso da progressão parcial, a qual contemplou mais 107 alunos. Os outros 67 alunos, foram reprovados.
O maior número de alunos reprovados ocorreu nos primeiros anos. A análise é que isso decorre do trauma de passagem do ensino ciclado, adotado no ensino fundamental, para o ensino tradicional que ainda ocorre no ensino médio.
Os alunos no ensino fundamental estão sendo organizados exclusivamente pelo critério IDADE. Há um entendimento dos intelectuais orgânicos da Secretaria de Educação de Mato Grosso, que i agrupamento dos alunos por idade seja mais vantajoso do que o agrupamento pelo grau de conhecimento.
Pelo agrupamento etário, os alunos devem concluir o ensino fundamental até os quinze anos, idade em que deverão ingressar no ensino médio. Não há a primazia do critério conhecimento, mas apenas do critério idade. É claro que se prega uma maior facilidade para a aprendizagem pela convivência e pelo trabalho com pessoas de mesma idade. E isso tem probabilidades de ocorrer. Mas não é o que está ocorrendo neste Estado.
Em Mato Grosso, conforme depoimento público dos próprios alunos, eles podem ser promovidos apenas por frequentar as aulas, mesmo sem terem realizado qualquer atividade. A qualidade do trabalho não resiste à avaliação mais simplória de qualidade. As avaliações realizadas no ensino fundamental são apenas pró-formas, caracterizadas como diagnósticas e reorientadora do trabalho do professor.
Os relatórios realizados sobre o aprendizado dos alunos devem destacar apenas as aprendizagens, ainda que não correspondam ao nível de conhecimento que atestam.
Os alunos que tem chegado ao primeiro ano do ensino médio, com raras exceções, tem conhecimento primário, equivalente ao sexto e sétimo ano, não conseguindo acompanhar o currículo elaborado pela escola secundária.
Para amenizar os resultados, o trabalho ´minimizado, reduzindo-se a conteúdos que deveriam ter sido estudados e aprendidos no ensino fundamental. E mesmo assim, ainda há pouca aprendizagem, porque os alunos se acostumaram a serem promovidos apenas por frequentarem a escola e não pela demonstração de apreensão dos conhecimentos trabalhados.
Essa é a principal causa da reprovação e da desistência no primeiro ano do ensino médio. As palestras apontando os dados estatísticos tiveram o objetivo de chamar os novos alunos para essa realidade.
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