Segundo dia de aula na EE. PE. CÉSAR ALBISETTI. Segundo anunciado pela Profª Adjair Pereira de Miranda, a programação do dia será diferenciada, visando uma maior aproximação e integração entre os alunos.
Profª Adjair na recepção aos alunos |
Conforme a diretora, os alunos serão divididos em três grupos, onde serão atendidos pelos professores com aulas temáticas, envolvendo o conhecimento dos dados estatísticos referentes ao ano letivo de 2014, a escassez de água, as drogas lícitas e ilícitas.
Os alunos ouvem atentamente as orientações de trabalho |
Além disso, a escola foi agraciada com a presença do Pe. Alexandre, o qual, iniciando as atividades escolares de hoje (10/02/2015) fez orações e uma linda reflexão sobre a relação entre a técnica e os valores, o conhecimento e a sabedoria.
Pe. Alexandre faz oração pelo trabalho na escola |
Segundo ele, a missão da escola não é a de educar, no sentido mais forte da palavra. A educação inclui os valores interiores, os quais não são dados pela escola. Esta, cuida da técnica. Todavia, a técnica sem os valores não serve para nada.
Os professores e o pároco: Luiz Sérgio, Antenor, Zeny, Pe. Alexandre, Geniel, Maria Iva e Sebastião. |
Os valores refletem a sabedoria; a técnica, o conhecimento. Ainda que pareçam ser a mesma coisa, são totalmente diferentes. A técnica se aprende pela decodificação dos códigos da Natureza, deixados por Deus e descobertos pelos cientistas. A sabedoria vai além.
Pe. Alexandre palestra aos alunos da Escola Pe. César Albisetti |
A sabedoria é a arte de bem viver. E esse bem viver somente será real se a pessoa confiar e viver em Deus. A sabedoria é adquirida através dos valores.
Pe. Alexandre: Sabedoria e conhecimento são coisas diferentes |
Ser educador não é apenas transmitir conhecimentos. O magister surgiu primeiro na igreja e tinha a missão de não apenas transmitir a técnica, mas principalmente, os valores. A profissão de professor veio depois, respondendo principalmente pela técnica.
Momento de oração por sabedoria e valores |
Ao iniciar este novo ano, devemos buscar colocar valores em nossas vidas. O sistema quer nos ver cheios de técnica, mas não como seres pensantes. Com certeza, se pensássemos mais, não veríamos tantos escândalos, principalmente os políticos, diz o pároco.
Professores acompanharam a palestra do pároco com alegria |
As pessoas hoje em dia não são influenciadas pela razão, mas por outras coisas. O mal cresce muito mais do que o bem. Nesse sentido, é possível que no futuro, tenhamos muitos técnicos, mas, infelizmente, desprovidos de sabedoria.
Alunos do período matutino da escola |
Ao concluir, o pároco local fez um aprece para que esses prenúncios possam ser amenizados e que os nossos técnicos possam ser mais sábios, mais racionais e mais pensantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário