terça-feira, 16 de setembro de 2014

EE Pe. César Albisetti inicia Projeto de Cidadania 2014

PROJETO RESIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR


A EE PE. CÉSAR ALBISETTI, Poxoréu, MT iniciou esta semana o seu projeto de formação e preparação para o exercício da cidadania, intitulado “RESIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR”.
As atividades são integradoras e conta com a participação de toda a comunidade educativa, sob a Coordenação Geral dos Gestores (Diretora Adjair Pereira de Miranda e Coordenadora Pedagógica Zeny Cirino de Campos Soares) e Coordenação Específica do corpo docente.
Profª Adjair Miranda (Diretora)
Os alunos foram divididos em quatro equipes no período matutino e três no período vespertino. Cada equipe terá um conjunto de tarefas para executar, sendo uma parte voltada para a recuperação e preservação do patrimônio escolar, outra parte para a disseminação do conhecimento científico e uma terceira parte será voltada para o lazer e a descontração, ou seja, para o recarregamento das baterias do entusiasmo, da alegria e da disposição para o trabalho sócio-educativo-científico.
A EXPLANAÇÃO DO PROJETO
Profª Zeny Soares (Coordenadora Pedagógica)
Na última sexta-feira, em dois momentos distintos, a Coordenação Geral do Projeto “RESIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR” fez uma apresentação exploratória aos alunos da EE Pe. César Albisetti, a respeito dos detalhes desse importante projeto que estará sendo desenvolvido neste terceiro bimestre.
Grupo Coordenado pelo Prof. Antemor Ferreira
O primeiro momento aconteceu nas dependências do Centro Juvenil Salesiano e contou com a participação dos alunos do período matutino.
Grupo Coordenado pelo Prof. Urano Lopes
Já o segundo momento aconteceu na própria escola e contou com a participação dos alunos do período vespertino.
Reunião de Coordenadores do Projeto
Prof. Geniel Araújo,  Coordenador de Turma
Para complementar o trabalho de esclarecimento, na manhã desta terça-feira, 16/09/2014, a Coordenação Geral fez uma reunião prévia com os Coordenadores Específicos, buscando afinar a equipe de frente, para que todos as orientações sejam na mesma linha e os trabalhos programados possam ser executados com êxito, atingindo progresso na tão esperada formação e preparação para o exercício da cidadania, preconizado na legislação educacional brasileira, principalmente no art. 205, da CF/88, que assim estabelece: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


OS OBJETIVOS DO PROJETO
São objetivos específicos do Projeto “RESIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR”, entre outros:
I – Promover a integração entre os alunos e entre os alunos e a comunidade educativa.
II – Estimular a capacidade criadora e o senso crítico dos educandos.
III – Identificar talentos culturais nas várias manifestações artísticas.
V – Acentuar o convívio social e o trabalho em equipe.
VI – Desenvolver os conceitos e habilidades para o processo de cidadania na escola.
VII – Fomentar os PCN’s no que se refere a: aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.
Profª Ramaiane Infante, Coordenadora de Turma
Prof. Luiz Sérgio, Equipe de Coordenação
Além desses objetivos, a Escola Pe. César também espera que esses trabalhos em equipe possam aproximar mais os alunos do corpo docente e assim permitir uma maior e melhor fluidez no desenvolvimento das demais atividades curriculares na unidade, fator que já tem sido constatado em outros projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário