domingo, 14 de setembro de 2014

Os ipês de Luiz Sérgio

O professor Luiz Sérgio Martins, titular na cadeira de Geografia na EE Pe. César Albisetti, desde que chegou à unidade escolar tem desenvolvido um trabalho sério, de recuperação da flora local, realizando o plantio de espécies nativas do cerrado, dentro do perímetro escolar e em várias propriedades rurais, com a participação de seus alunos. 

As mudas produzidas por ele já se espalharam pelo Brasil. Em Aparecida de Goiânia, GO, cidade que faz parte da Grande Goiânia, por exemplo, podem ser encontrados três belos exemplares do IPÊ de Luiz Sérgio, aqui de Poxoréu, MT, levados daqui por um amigo nosso que mora naquela cidade.

Ano passado, a EE Pe. César já pode sorrir com o desabrochar dos ipês brancos, as taipocas... Mas este ano, a alegria veio ainda maior, porque as árvores cresceram e exibiram lindas floradas.
Parabéns ao professor Luiz Sérgio Martins pelo excelente trabalho de replantio de árvores nativas do Planalto Brasileiro, educando pelo seu exemplo, os jovens da escola para essa importante prática educativa.

Pesquisando no Dicionário Informal sobre essa planta, encontramos os seguintes significados:

1. Itaipoca 
Por  (SP) em 17-07-2011
[Bot.]- Itaipoca é uma palavra indígena que define uma árvo-
re da família das Bignoniáceas, com o nome científico deTabebuia Odontodiscus, também chamada de:
- ipê-branco
- taipoca
- taipó
Itaipoca em tupi-guarani significa literalmente: ¨ planta que estala ( ou racha)
.

Prof. Luiz Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário