domingo, 14 de setembro de 2014

A palestra da Juíza

A Juíza Drª Patrícia Moreira
A Drª. Patrícia Cristiane Moreira, Juíza da Comarca de Poxoréu, MT, proferiu uma importante palestra essa semana para os alunos da EE. Padre César Albisetti, do período matutino. O assunto tratado foi o “ATO INFRACIONAL”. A palestra aconteceu nas dependências do Centro Juvenil e também teve a participação do CREAS, através da Sra. Rejane, na Coordenação do evento.

Os alunos se comportaram muito bem, fizeram perguntas... E a MM. Juíza, muito Cortez e com grande domínio da temática, a tudo respondeu com precisão.


Ao final, a Diretora da Escola, Profª Adjair Pereira de Miranda agradeceu e perguntou à Juíza se poderia ser feita a mesma palestra com os alunos dos períodos vespertino e do noturno, ao que ela anuiu.
Por seu turno, Drª Patrícia convidou a escola para agendar uma visita dos alunos ao Fórum, para que conheçam as dependências onde trabalham os servidores da Justiça em Poxoréu.


Durante a palestra, Sua Excelência informou aos alunos que “ato infracional é toda conduta tipificada na legislação penal como crime”, mas que, no caso dos adolescentes, cuja idade vai dos doze aos dezoito anos, não é definido como crime, mas sim, como ato infracional.

Drª Patrícia enfatizou que, na vida em sociedade, todos são obrigados a obedecer regras, inclusive ela, mesmo na condição de Juíza. E que, as pessoas que não sabem se submeter às regras estabelecidas, necessitam ser retiradas do convívio social, podendo ser “presas”, no caso de adultos, ou “internadas”, no caso de adolescentes.
Respondendo a uma pergunta sobre a questão do celular na sala de aula, a MM. Juíza citou um caso julgado recentemente, em que o professor recolheu o celular de um aluno no início da aula e somente devolveu ao final. Segundo ela, a mãe se sentindo ofendida pela atitude do professor, entrou na Justiça contra ele. Disse que, ao julgar a questão, o MM. Juiz daquela localidade, não apenas considerou improcedente o pedido de danos morais requerido pelos pais, mas ainda proferiu em sua sentença interessantes considerações sobre o trabalho do professor.


Nós fomos atrás da notícia e republicamos a reportagem que trata do caso, ao final dessa matéria. Pela pertinência do assunto, o texto da reportagem deveria ser objeto de apreciação pelos professores de Língua Portuguesa e Sociologia, entre outros.
A Escola Pe. César enfrenta grandes problemas disciplinares com seus alunos por conta do mau uso do celular em sala de aula.
  
A Diretora Profª Adjair P. de Miranda
Apesar do Regimento Interno proibir o uso, os alunos veladamente desobedecem, alguns, inclusive, com o apoio dos pais.
É uma tristeza que isso aconteça. Os pais, junto com a sociedade, possuem a responsabilidade solidária com a escola na educação de seus filhos, mas às vezes, ao invés de ajudarem, aprovam situações como essa que foi brilhantemente lembrada pela Drª Patrícia, MM Juíza de Direito da Comarca de Poxoréu.
No encerramento, a Equipe do CREAS ofereceu um pequeno lanche aos alunos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário