quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Palestra Resgatando Valores

Palestra Resgatando Valores


Realizou-se, na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro de 2014, nas dependências da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, em Poxoréu, MT, uma palestra abordando como tema o resgate de valores morais da sociedade.

A palestra foi realizada pelo Sr. JEAN CARLOS, integrante do Grupo V.E.M! (Viver é melhor), de Brasília, DF. Contou com a atenção integral dos alunos, os quais, de forma organizada e ordeira ouviram com grande interesse a mensagem apresentada, a qual durou uma hora e dez minutos.

Segundo o palestrante, o mesmo já realizou essa palestra para mais de 1,2 milhão de pessoas, sendo Mato Grosso, o oitavo Estado em que o Grupo V.E.M. tem realizado o seu trabalho, o qual consiste em palestra e teatro. Destacou que o trabalho é feito em escolas, hospitais e presídios.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de arguir o palestrante em relação à temática. No início, um pouco tímidos, mas em seguida, diante da descontração do Sr. Jean Carlos, estes se desinibiram e fizeram várias perguntas de reconhecida pertinência.

O palestrante fez relatos de sua experiência no trabalho com presidiários do Complexo Penitenciário do Carandiru. Falou da vida dos presidiários, da forma como eles se relacionam entre si, das regras que são obrigados a cumprir e de como muitos deles chegaram ali, partindo de pequenos delitos e situações aparentemente normais pelo conjunto da sociedade, mas que, por se repetirem foram se agravando cada vez mais até que acabaram sendo condenados.

Abordou a relação familiar como a base da vida de uma pessoa. Destacou a importância da boa educação para o desenvolvimento da pessoa. Disse que não acredita nas possibilidades da reeducação nos presídios e que a solução é a educação familiar e escolar, pois apenas isso pode salvar a sociedade. Entende que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não é uma boa lei, posto que apenas concede direitos, não definindo deveres.

Comentou com propriedade certos comportamentos de alunos no dia a dia da escola, destacando as consequências para a vida de alunos que se transviam pelos caminhos dos maus exemplos. A mensagem foi transmitida com segurança e maestria, com o palestrante sempre citando, como exemplo, situações da vida real envolvendo o uso de drogas, as doenças sexuais, o aborto, o abandono familiar, o vício de toda espécie, conseguindo com essa estratégia alcançar o coração dos adolescentes e jovens, alguns dos quais se emocionaram e até choraram.

Foi uma boa palestra e, realmente não foi muito difícil se emocionar diante das histórias de vida relatadas, visto que quase todos nós temos alguém em nossa família ou em nossas relações que passam por problemas semelhantes.

A palestra foi uma prévia do trabalho realizado pelo GRUPO V.E.M. (Viver é melhor). E, após sua realização, o palestrante já deixou agendado com a escola, uma apresentação do grupo para amanhã, 26 de setembro. Ao final, foi aplaudido e ovacionado pelo colegiado estudantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário