quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Os cinco painéis do reaproveitamento

O mundo não é eterno. Os bens, ainda que alguns são chamados de duráveis, embora durem um pouco mais do que os não-duráveis, mas também não duram para sempre. Além disso, certos recursos não são renováveis.
O petróleo, por exemplo... Usou, acabou. São centenas de anos para que se forme um lençol de petróleo. As árvores, apesar de poderem ser replantadas quando cortadas, também demoram alguns anos para se recompor. E, não se deve esquecer, a população do mundo aumenta a olhos vistos. E a do Brasil, segundo o último censo demográfico, já se avizinha da casa dos 200 milhões de habitantes. É muita gente e pouco recurso para sustentar todo esse povaréu. É preciso que a população seja reeducada para aprender a reutilizar e reaproveitar os recursos já utilizados. Essa foi a grande preocupação do 1º ano C, período matutino da EE. Pe. César Albisetti, durante a Feira de Ciências de 2010.
É possível fazer coisas lindas e úteis. Para tanto, basta apenas usar a criatividade. E o talento é coisa que não falta aos nossos alunos. É verdade que nem todo mundo é pintor, desenhista, escultor. É cada um na sua vocação. Uns são bons na pintura, outros na escultura. Então a gente junta todos esses artistas e faz coisas que só vendo para acreditar.
Toalhas com cartão telefônico e lacres de latinhas de bebidas. Quem podia imaginar!
Uma mesa de papel. Quando eu vi os meninos enrolando aqueles canudinhos de papel, eu jamais podia imaginar que aquilo viraria cestas, brinquedos e até móveis.

As garrafas PET... Essas eu até já vira sendo utilizadas em nossa cidade.
Já alguns anos que a Secretaria de Turismo do Município constrói enfeites de natal utilizando esse material.
Aliás, a foto da árvore de natal colocada no Trevo de Poxoréu/Dom Aquino/Rondonópolis/Primavera do Leste é uma das mais visitadas no Google Earth.
Mas os meninos foram longe. Fizeram assentos e outras utilidades. Somente quem compareceu à feira pode ver o potencial dos alunos do 1º B durante essa Feira de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário