sábado, 22 de setembro de 2012

Treinamento Metodológico para a Feira de Ciências 2012

 Prof. Gaudêncio Amorim

Neste sábado, 22/09/12, os profissionais da educação da EE Pe. César Albisetti tiveram em sua Sala do Educador, um treinamento especial sobre Metodologia Científica, com vista a uma orientação uniforme do corpo discente na realização dos Projetos de Pesquisa para a Feira de Ciências de 2012.

 A profª Adjair agradece ao palestrante

Os trabalhos foram coordenados pelo Prof. Esp. Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, em conjunto com a Equipe Gestora da unidade escolar, nas pessoas do Prof. Geniel e da Profª. Adjair Pereira de Miranda.

 
Durante o exercício, os profissionais elaboraram os pontos básicos de três projetos de pesquisa: 1) O uso do celular na escola; 2) As causas e consequências da indisciplina escolar; 3) A violência contra a mulher em Poxoréu. Os pontos elaborados foram: definição de tema, problema, objetivos gerais e específicos. 
As questões de formatação dos trabalhos não foram consideradas nesse treinamento, devendo ser repassadas a posteriori pela equipe gestora a todos os orientadores de projetos, conforme informou a Profª Adjair Miranda.

 Profª Regiane, Prof. Geniel e Prof. Sebastião

 Após os ensaios nos grupos, veio a socialização, quando então o Prof. Gaudêncio Amorim, fazendo o papel de "Advogado do Diabo", segundo ele mesmo, promoveu um debate que resultou em importantes conlusões para todos. Para o prof. Resplandes, por exemplo, é muito importante que os projetos de pesquisam tenham em vista a solução de problemas previamente definidos e que de fato sejam problemas e não simples situações em que as pessas não conhecem as soluções porque não lêem ou estudam, já que estão reveladas nas publicações. Segundo ele, o tema a ser escolhido deve conter um problema cuja solução seja motivo de angústia para os participantes e para a sociedade, o que justifica, por si só, a realização do trabalho

Prof. Luís Sérgio, Prof. Antenor e Prof. Joscilei

Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa deverá ser a solução desse problema e os objetivos específicos, o que se vai fazer para que esse objetivo geral seja alcançado.
No próximo sábado será o encerramento do Projeto Sala do Educador de 2012, o que deverá culminar com uma Avaliação do trabalho realizado neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário