sábado, 1 de setembro de 2012

A Escola: Funcionamento e Relações Sociais


Na Sala do Educador, nesta semana, os profissionais da educação da EE Pe. César Albisetti debateram as relações sociais que se dão no âmbito escolar. O trabalho foi dividido em grupos de estudos, que se reuniram durante a semana, leram e discutiram os textos, sendo consolidado numa socialização para o grande grupo, a qual aconteceu neste sábado, 01 de setembro de 2012, data que marca o início das comemorações da Semana da Pátria Brasileira.
Os trabalhos apresentados versaram sobre as Regras de Convivência, as Práticas de Racismo e as Formas de Violência. 
As discussões  foram muito proveitosas. Todos participaram com bastante entusiasmo, procurando deixar a sua contribuição para o crescimento e fortalecimento do grupo.
A EE Pe. César vem envidando esforços no sentido de encontrar meios que aprimorem cada vez mais as boas relações sociais que são desencadeadas em seu espaço, no sentido de que seja ampliado o interesse em prol de aprendizagens cada vez mais significativas. 
A discussão das regras é de grande importância, tanto para se avaliar a sua atualidade ou defasagem, como para se conhecê-las melhor e valorizá-las em prol da melhoria na disciplina das relações sociais ali desencadeadas.
A discussão sobre o Racismo também é de muita importância, principalmente para que seja esclarecido o que seja essa figura, como ela se manifesta, quais são as suas consequências e o que pode ser feito para diminuir ou acabar de vez com suas manifestações.
E, por último, debater as formas de violência na escola é sempre necessário para que se possa modificar esse estado de coisas e criar um ambiente melhor para se conviver.
Acreditamos que o trabalho dessa semana foi altamente proveitoso e que deverá despertar o interesse dos educadores para a sua conclusão nos próximos encontros.
Bom final de semana para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário