domingo, 26 de agosto de 2012

Avaliação Institucional


A Profª Leda Figueiredo Rocha do Lago, Assessora Pedagógica da SEDUC, em Poxoréu, MT, fez uma palestra ni último sábado, 25/08/2012, para os profissionais da educação da EE Pe. César Albisetti. O tema foi a Avaliação Institucional, abrangendo: 1) Avaliação Nacional de Educação Básica - Amostral (ANEB); 2) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) - ANRESC; 3) Provinha Brasil (realizada para os alunos do 2º Ano Fundamental); 4) Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar; e, 5) ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
A ANEB e a ANRESC compõe o Sistema Nacional de Avaliação Básica, denominado SAEB.
Segundo informações do MEC, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi criado em 1990 e, desde 1995, realiza seu ciclo de avaliação a cada dois anos. O Saeb foi criado tendo por objetivo central promover uma avaliação externa e em larga escala da educação no Brasil, visando a construir dois tipos de medidas. A primeira, da aprendizagem dos estudantes e, a segunda, dos fatores de contexto correlacionados com o desempenho escolar. A implementação da avaliação em larga escala se constituiu com a intenção de subsidiar os formuladores e executores das ações governamentais na área educacional em todos os níveis de governo. Com a avaliação se pretende averiguar a eficiência dos sistemas no processo de ensino-aprendizagem e, também, a equidade da educação oferecida em todo o país.
Os resultados do SAEB apontam  para a melhoria da qualidade e equidade da escolarização. Um dos marcos da educação para o desenvolvimento nacional e para a diminuição das desigualdades estruturais que afetam o Brasil. (Disponível em: http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_77.php. Acesso em: 25 ago 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário