A ETPox é a sucessora da Escola Técnica Cidade dos Meninos, fundada pela Dra. Edwige Dassi. Segundo o palestrante Edson,
a mesma começou suas atividades em 1995, ainda nas dependências da
Creche Lar do Menino Jesus, no Jardim Tropical, em Poxoréu, MT. Em 2004
passou a funcionar na atual localidade, sendo que, em 2009/2010 foi
estadualizada. Neste ano a escola oferece 240 vagas, distribuídas entre
os cursos de Agropecuária, Informática, Zootecnia e Administração Rural.
O prof. Ademar é o atual Diretor (à direita na foto abaixo), contando
na equipe de trabalho, com vários profissionais de destaque na área
agrícolo, dentre os quais o Msc. Engº. Agr. José Jorge Sobrinho, o qual
já foi também Secretário de Agricultura do Município e o Engº. Agrônomo
Marcelo Neves.
As palestras foram desenvolvidas por Thyene Rodrigues Peres (Manejo de Pragas). Ela é formanda do curso de Biologia da UNIC de Primavera do Leste e estagiária na ETPox; Cassiano (Manejo de Plantas Daninhas e Doenças); Edimar Rodrigues (Manejo de solo, fertilidade e intridução de pastagem); Paulo Betini (Cuidados operacionais, preparo, semeadura e pulverizações); e Edson (O que a Escola Técnica de Poxoréu oferece nas diversas áreas).
Várias autoridades prestigiaram o evento, como por exemplo os vereadores
Jailton e Leônidas, o ex-prefeito Lindberg Rocha e sua esposa Jane
Lopes, o Contador Oscar Alves da Silva, o Líder da Loja Maçônica Orlando
Dalberto. A CATERPILAR se fez presente com um stand de seus tratores e
implementos e Jonh Deere enviou uma equipe de servidores para fazerem
uma apresentação teórica de seus produtos.
A UPE se fez presente nas pessoas do Prof. Izaias Resplandes de Sousa
(Presidente da entidade) e Prof. João de Sousa (2º Vice-Presidente) -
foto acima.
Para Resplandes, eventos como esse devem ser valorizados pela sociedade,
não somente pela oportunidade da troca de conhecimentos, mas pela
oportunidade de congrassamento. É maravilhoso ver tanta gente junta,
alegre e feliz reunida para um evento científico e cultural.
Ao término do encontro, a Coordenação do Evento ofereceu um suculento churrasco para todos os participantes.
A Prefeitura de Poxoréu participou com ônibus para o transporte dos
alunos das escolas de Poxoréu (foto acima). A UNIC se fez presente com
os alunos do curso de Agronomia. As Escolas Pe. César Albisetti, João
Pedro Torres e Franklin Cassiano (de Jarudore) levaram caravanas para o
evento.
A caravana da Escola Pe. César Albisetti foi chefiada pelos Professores Geniel Araújo Silva (Coordenador Pedagógico), Luiz Sérgio de Souza, Antônio Carlos Messias Pereira, Maria Iva e Izaias Resplandes. Abaixo, alguns flagrantes da participação dos alunos.
A caravana da Escola Pe. César Albisetti foi chefiada pelos Professores Geniel Araújo Silva (Coordenador Pedagógico), Luiz Sérgio de Souza, Antônio Carlos Messias Pereira, Maria Iva e Izaias Resplandes. Abaixo, alguns flagrantes da participação dos alunos.
Dentro do ônibus, todo mundo bem disciplinado, sem bagunça, conversando animadamente. O Sávio sentou-se bem à frente, como na sala de aula, para não perder nenhum lance da viagem.
Chegando lá, houve o momento da inscrição. Uma fila enorme que estava sendo atendida pelos alunos do Pe. César que estudam na Escola Técnica de Poxoréu, como a Andrielli e a Poliana (foto acima). A Andrielli está fazendo o crachá do Prof. Izaias Resplandes.
Os rapazes fizeram poses e mais poses para as fotos. Espero que também tenham aprendido alguma coisa com a palestra e que para eles tudo não tenha passado de uma brincadeira. Mas é claro que a alegria desses alunos é benéfica e contagia a todos em volta. Nos momentos das palestras eles ficaram atentos.
A fila não fluía. Esse foi um dos pontos falhos do evento. Deveriam ter colocado mais pontos para realizar a inscrição. Segundo a aluna Poliana, mais de 400 pessoas se inscreveram para as palestras nas tendas. Todavia, enquanto se esperava a vez, os participantes podiam conversar e trocar opiniões sobre o evento.
Neste grupo estavam presentes vários alunos da Escola Pe. César. Foi o grupo do Prof. Izaias Resplandes. A primeira parada foi na tenda da CATERPILLAR, onde os representantes da marca falaram sobre os seus produtos ali expostos, como tratores e implementos agrícolas. Os alunos ouviram atentamente e fizeram perguntas sobre as máquinas.
Na continuidade, a parada foi na tenda da empresa que representava a marca Jonh Deer. Os representantes falaram e falaram, mas não tinham os produtos para mostrar. A palestra acabou sendo menos interessante em decorrência disso, principalmente porque a maioria dos participantes desse grupo era formada por leigos em agropecuária.
Depois das palestras a ETPox ofereceu um suculento churrasco para todos. A carne foi assada pelo seu Luís e pelo aluno Vinícius. O seu Raul, esposo da funcionária Elis Regina que trabalha na Secretaria da Escola convidou o prof. Izaias Resplandes para ir ver a churrasqueira. E lá, não apenas posaram para as fotos diante da "carniceria" mas também degustaram amostras quentinhas do produto, só para verificar a qualidade do trabalho (fotos acima e abaixo).
Na opinião do Coordenador Pedagógico da Escola Pe. César Albisetti, Prof. Geniel Araújo Silva (foto abaixo), o Dia de Campo foi bastante proveitoso, principalmente porque tornou possível uma boa participação dos alunos das duas escolas em uma atividade de integração, envolvendo a teoria/prática, fortalecendo, assim, o cabedal de conhecimentos. Vale dizer que a maioria dos alunos da ETPox são alunos da EE Pe. César Albisetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário