Hoje a EE Pe. César recebeu os seus alunos para o início do ano letivo de 2011, realizando atividades diferentes nos três turnos. No período matutino, por enquanto teremos sete turmas: um terceiro, três segundos e três primeiros. Há possibilidade de se aumentar a quantidade de turmas. Muitos alunos ainda não se matricularam. O dia teve início com mensagens de boas-vindas da Diretora Juscinéia, do Pe. Guilhermo, do Secretário Municipal de Educação Antônio Lélis e do corpo discente.
O pároco lembrou a figura de Alfredo da Mota Menezes, importante escritor mato-grossense, filho de Poxoréu e acaba de lançar o livro “:Ingênuos, pobres e católicos”.
Fez menção às faixas espalhadas pela cidade em cumprimento aos alunos que ingressaram da Faculdade. Citou uma: “Laís, você é uma fera”. Perguntou sealgum dos alunos gostaria de ser Neimar – o jogador de futebol. E também como estava a euforia das meninas por Justin Bieber – o mais novo cantor queridinho das garotas.
Segundo ele, “o adolescente passa da conta quando não tem uma meta na vida”. Muitos querem seguir os exemplos de Neimar e Justin. E se desviam do foco principal de suas vidas estudantis.
Deixam de preparar para o ENEM e o Vestibular.
Na verdade, diz o padre, os exames já estão às portas. A preparação deve começar já.
Cada um deve se perguntar: quem sou eu? Alguém com metas ou alguém que se deixa levar? É preciso usar a cabeça. Serei fã ou farei a história? É muito importante que cada adolescente, que cada jovem estabeleça uma meta para sua vida que venha contribuir para se ajudar e também ajudar à nossa querida cidade – concluiu Guilhermo (foto acima com o Secretário Lélis).
O Secretário de Educação Antônio Lélis disse que acredita no trabalho de qualidade realizado pela escola Pe. César Albisetti. É um trabalho que serve de referência.
Lembrou de inúmeras lideranças (em todas as áreas do conhecimento) que saíram desta escola. Na oportunidade ele fez o lançamento das Olimpíadas Escolares “Bom de Bola, Bom de Escola” e conclamou a todos para se unir em prol da cobertura da Quadra de Esportes “Prof. Neuvani Veriano Martins”, construída na gestão do Prof. Gaudêncio Amorim. Elogiou o projeto “Feira de Ciências”, desenvolvido pela Escola dizendo que talvez este ano se consiga premiar os melhores trabalhos.
Disse ser “surpreendente a capacidade que os alunos demonstram para organizar o conhecimento adquirido”.
Colocou a Secretaria à disposição da Escola para apoiar as aulas de campo e outros projetos que dependem de transporte escolar, a exemplo do que já ocorre no período vespertino, onde a maioria dos alunos são transportados pela SEMEC.
À Coordenadora Adjair Miranda coube a responsabilidade de apresentar os trabalhadores da escola. Dona Maria - foto acima à direita - ficará encarregada do portão; Elza continua Secretária até sair a sua aposentadoria, sendo auxiliada pela Maria Auxiliadora, a Ana Pereira e a Profª Nadir Tunes. Na vigilância teremos os serviços do Paulo, do Silvian e do Maurício.
Na parte de Nutrição, este ano contaremos com o trabalho de dona Ieda, que veio transferida de Primavera do Leste; e também com Clara (Vespertino) e a Anaiá (Noturno). No apoio teremos a Ivanilza - foto acima à esquerda (manhã), a Jovelina (à tarde) e a Rosângela (à noite).
A Coordenação pedagógica contará com a Profª Adjair e a Profª Maura.
A profª Adjair (foto ao lado) deu os informes gerais sobre horário das aulas, uniformes, disciplina, organização das turmas e formação do corpo docente. Pediu a cooperação de todos. Segundo ela, “dependemos de todos; sozinhos não daremos conta do trabalho”. Instou com os alunos para que, desde já, comecem a se preparar para o ingresso na universidade, seja via ENEM, seja via PROUNI.
O importante é que os alunos não deixem a preparação para o último, quando pouca coisa poderá ser feita para mudar o quadro já consolidado ao longo do ensino médio. A preparação já começa no primeiro ano.
O prof. Luís Sérgio (foto abaixo à esquerda) e o prof., Sebastião (foto a direita), com base na música “O último julgamento”, de Leo Canhoto e Robertinho trouxeram uma mensagem espiritual abordando os dez mandamentos cristãos. Segundo Sebastião, muitos de nós estivemos apenas rabiscando as folhas em branco que recebemos de Deus, que são nossas vidas. Mas ainda poderemos ter uma nova oportunidade este ano.
Que possamos escrever nessa página algo que valha a pena.
A profª Jeniffer e a Profª. Gaudência (foto abaixo), exploraram a música de Geraldo Vandré: “Para não dizer que não falei das flores”.
Gaudência conclamou os alunos a valorizarem o seu voto, escolhendo pessoas que valorizam o conhecimento.
Destacou que nós somente seremos iguais através do conhecimento e que não devemos apenas esperar dos outros. Cada um de nós deve fazer a sua parte. Jeniffer destacou que ninguém é tão bom que já sabe tudo; que ninguém da escola nasceu em berço de ouro e o que cada um tem conseguido é resultado de muita luta e muito esforço. Que este seja o espírito para 2011.