sábado, 25 de outubro de 2014

Um dia de lazer no Kidorobo

Um dia de lazer no Kidorobo
A entrada do Sítio Kidorobo
Hoje, véspera do aniversário de 76 anos da cidade de Poxoréu, MT, situada a aproximadamente 240 km da Capital do Estado, os servidores da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI fizeram um dia de lazer no Sítio Kidorobo, propriedade do nosso amigo Dr. Joaquim Martins de Soqueira Neto, hoje servidor aposentado do Estado.
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
O sítio Kidorobo está localizado na rodovia MT-130, entre Poxoréu e Rondonópolis, bem próximo do acesso ao Distrito Jarudore. 
Foto
Prof. Urano Ferreira
Ali, o Kidorobo ainda é uma pequeno regato. 
Foto
Riacho Kidorobo
Normalmente, suas águas são límpidas. 
Foto
Kidorobo com águas barrentas por causa das chuvas
Mas, hoje, por conta das chuvas da última noite e ainda da manhã de hoje, estavam avermelhadas. 
Foto
Na chegada, a piscina foi a principal atração.
É que as enxurradas correm para o leito do riacho. 
Foto
Riacho Kidorobo
Isso, todavia, não tirou a graça do nosso passeio, já que ali também existe uma grande piscina, ainda construída pelo Sr. Jubal Martins de Siqueira.
Profª. Maria Iva
Logo na chegada, fiz uma volta de reconhecimento da propriedade, procurando captar os detalhes de cada correnteza da água, as formas das pedras, a harmonia de uma galhada de árvore sobre o riacho, as palmeiras...
Foto
Riacho Kidorobo
Os burutis, nos meus tempos de menino torixorino, usávamos tanto para cobrir as casas, quanto para tirar embira para fazer cordas com mil e uma utilidades e coqueiros piaçavas - que naqueles tempos de criança, eram utilizadas tanto para cobrir as casas com "palhinha", como para fazer vassouras.
Foto
Riacho Kidorobo
Tirei muitas fotos das paisagens adjascentes ao Kidorobo, junto ao qual caminhei por aproximadamente um quilômetro. Depois penetrei pelo cerrado até alcançar as pastagens. A proprieda está dividida em vários piquetes, para um melhor aproveitamento pelo gado.
Foto
Lago de pintados. Os patinhos nadam tranquilos.
Cheguei a um dos dois lagos artificiais em que o nosso amigo "Quincas" cria alguns peixinhos para o consumo. Não vi os peixes, mas a jogar um pedaço de caju no lago, esse pareceu ganhar vida, pulando de um lado para outro.
Foto
Lago de  tambaquis
Os patinhos nadavam mansamente pelo lago, sem se importar com a minha intromissão em sua navegação cotidiana. Lentamente navegam, lentamente continuaram navegando.
Foto
Ivanilza, tirndo uma lasquinha de tira-gosto.
Retornei à casa principal, passei pelas pocilgas, onde belos capados estão sendo preparados para os festejos de qualquer dia. O Natal já está chegando e, nessa época, um suíno assado é uma das iguarias prediletas do brasileiro.
Foto
Dr. Joaquim explica para a profª Elizabeth Belido o que existe na proprieda.
As galinhas vivem soltas pela propriedade. Encontrei-as por toda parte. Galinhas Ródias, muito mansas e tranquilas. Não se incomodaram com a nossa presença. 
Foto
Dr. Quincas conversa com os visitantes: prof. Tonho e Mariana.
Aliás, a vida no Kidorobo nos recebeu de braços abertos, a começar pelo seu proprietário. Gente fina, companheiro, amigo para as horas difíceis. Dr. Joaquim é um bom camarada.
Foto
Vista parcial das pastagens
A piscina, na chegada ao lugar foi objeto de primeira apreciação de nossa turma. No começo, apenas alguns mais corajosos decidiram entrar em suas águas frias. Mais tarde, após o almoço, um churrasquinho caprichado, quase todos foram para lá, nadar e brincar.
Foto
Elzinha e Jovelina
Houve competições de nado, de mergulho, de pegar a bola no ar. A turma aproveitou ao máximo a potencialidade do lugar para se divertir e extravasar as energias pesadas e negativas que a gente vai acumulando no dia a dia estressante do trabalho escolar. Verdade seja dita. É fato que gostamos de exercer a profissão de educador, mas que a atividade é de altíssimo nível de estresse, lá isso é.
Foto
Meu dia de campo. Valeu!
Mas o dia ainda prometia muito mais. O nosso anfitrião nos brindou com pequenos passeios em seu cavalo "Obama". Vários de nós aproveitou a oportunidade, inclusive eu, que não cavalgava há mais de trinta anos.
Foto
Um bom banho de piscina, com muitas brincadeiras na água.
Tive grande emoção ao cavalgar "Obama". Relembrei dos meus tempos de menino torixorino, lá na Fazenda Pé da Serra, onde nasci. Ali também tínhamos muitos cavalos, os quais eram, na verdade, nosso meio de transporte mais comum. Naquele tempo, quase não havia carros motorizados. Quem mandava nas estradas eram os velhos, saudosos e melancólicos carros de boi.
Foto
Quincas e Bruno seguram Obama para o passeio de Jovelina
Meu pai Marcelino foi carreiro desde moço. E eu, seu filho mais velho, fui um de seus candieiros, antes que deixasse a fazenda para ir estudar em Alto Araguaia, depois em Goiânia e outras pairagens em que vivi e estudei.
Foto
Jovelina cavalgando "Obama" em Kidorobo
O dia no sítio me trouxe lindas lembranças dos meus tempos de caipira. E andar a cavalo, ainda que apenas por alguns minutos, foi o máximo. Vou me lembrar desse passeio por muito tempo.
Foto
Excelente lugar para uma boa meditação
E meus colegas de trabalho também gostaram muito. Professor Urano e professora Maria Iva queriam cavalgar. E cavalgaram. Obama é bem manso. Até as crianças passearam em seus lombos, trotando ou mesmo em passos lentos ali no pátio em frente à casa principal.
Foto
Prof. Urano e Mariana
Infelizmente, nem só de lazer vive o homem. Tive que retornar à cidade. Mas os meus colegas continuaram lá, fazendo uma verdadeira festa, um grande dia de merecido descanso nesse mês em que se comemora tanto o dia do professor, quanto o dia do funcionário público.
Foto
Profª Maria Iva e seu esposo Henrique com a profª Adjair Miranda
Agradeço, em nome de todos, ao esforço de nossa Diretora, a profª. Adjair Pereira de Miranda, por sua gestão junto ao Dr. Joaquim de Siqueira, para nos proporcionar esse dia de lazer no Sítio Kidorobo.
Foto
Vista parcial da casa principal com o pátio e a piscina em frente. O lugar é lindo!
Nosso muito obrigado também ao Dr. Joaquim Martins de Siqueira Neto, dizendo que não recusaremos o convite para voltarmos em outra oportunidade.
Foto
Até as crianças cavalgaram Obama.
Esse foi um dia que valeu mais que um dia!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A bola é nossa

Os Jogos Intercolegiais 2014, que estão acontecendo no Centro Juvenil de Poxoréu, continuam bem animados e com muitos gols, para alegria das torcidas presentes.
Em cada piscada, um gol. Haja flash para registrar tudo.
Eles são talentosos. A bola é realmente dos brasileiros. Desde pequenos, nossos brasileirinhos são preparados para brilhar nas quadras e estádios do mundo.
São várias categorias participando. Desde garotos de 8 anos até a categoria aberta.
As equipes da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI continuam brilhando. E hoje à tarde haverá disputas entre Pe. César e João Torres pela grande final.
As duas equipes estão muito bem nos Jogos e nenhuma é favorita.
No aberto de futebol de salão que se encerrou ontem à noite, a EE PROFª JURACY MACÊDO foi a campeã com o time da EJA. Parabéns pelo título.
Parabéns também à equipe da Escola Presidente Dutra que trouxe os seus atletas para a competição intercolegial.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jogos Intercolegiais de Poxoréu

Tiveram início nesta terça-feira, 21 de outubro de 2014, os Jogos Intercolegiais 2014.

Diretores de Escolas presentes na abertura. Ao centro a Profª Adjair Miranda 
A solenidade de abertura aconteceu no Centro Juvenil, com a presença do Secretário Municipal de Educação, Sr. José Pedro da Silva Júnior, do Coordenador de Esportes, Prof. Ademar Sousa Silva, e dos Diretores das Escolas Participantes. 
Secretário Municipal de Educação José Pedro da Silva Júnior
A Diretora da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, Profª Adjair Pereira de Miranda se fez presente no evento, acompanhada por diversos profissionais da educação da escola, prestigiando não apenas a abertura, mas também a participação dos alunos da unidade.
Os alunos da Escola Pe. César Albisetti entraram na quadra conduzindo a bandeira da unidade escolar
Além da Escola Pe. César Albisetti, estão participando dos jogos, atletas das Escolas Presidente Dutra (de Alto Coité), João Pedro Torres, Profª Juracy Macêdo, Poxoréu, Cel. Júlio Muller e Guiomar Maria da Silva.
Houve grande participação popular na abertura dos jogos.
Na abertura, os alunos se agruparam em frente à Comissão de Autoridades para entoarem o Hino Nacional Brasileiro, bem como para ouvirem as palavras das autoridades.
Professores e alunos da Escola Pe. César presentes na arquibancada
Logo após a abertura tiveram início os jogos. 
As equipes do primeiro confronto: Guiomar x Poxoréu
A primeira partida envolveu a Escola Poxoréu e a Escola Guiomar. Depois jogaram a Escola João Torres e Presidente Dutra.
Equipe de Futebol de Salão da EE Pe. César Albisetti
No último jogo da manhã, a Escola Pe. César Albisetti, jogando pela categoria "A" venceu a Escola Presidente Dutra por 5 a zero.
Pe. César x Presidente Dutra
Os gols da Escola Pe. César foram marcados por Vinícius (2 gols), Abel, Sérgio Paulo e Maximiliano (um gol cada).
Foto
Atletas da Escola Pe. César se preparando para o confronto
A equipe da Escola Pe. César foi dirigida pela Profª Maria Iva, a qual contou com os seguintes atletas Gabriel (goleiro, 8), Vinícius (11), Abel (10), Sérgio Paulo (17), Emanuel (20), Anderson Roger (7), Maximiliano (9), Iviny (19) e João Victor (8).
O atleta Abel marcou um dos gols da partida
A Escola Pe. César Albisetti volta a jogar nesta quarta-feira, à noite, na quadra da Escola Guiomar Maria da Silva.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paisagens de Alto Coité

A Comitiva do Conhecimento, formada por alunos dos segundos anos da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, em Poxoréu, MT chegou em Alto Coité na manhã do dia 18 de outubro de 2014, com o propósito de realizar um conjunto de aulas de campo neste importante Distrito do Município.
Igreja de Bom Jesus de Alto Coité
 Ao passarmos pelo Distrito poxoreano de Alto Coité, registramos algumas paisagens geográficas daquela comunidade, as quais se destacam no cenário do povoado.
Arquitetura simples, mas com detalhes na fachada em alto relevo triangular
A Igreja Católica do Bom Jesus de Alto Coité certamente é a construção mais imponente da localidade. 
Prof. Luiz Sérgio de Souza "Tigrão" e aluno da EE PE. CÉSAR ALBISETTI
Em sua sede acontecem todos os anos a Festa do Bom Jesus de Alto Coité.
A rua da praça
O site http://poxoreuturismo.blogspot.com.br/p/festas-e-eventos-na-cidade.html traz importante registro a respeito da festa do Senhor Bom Jesus em Alto Coité. 
Praça "Maria das Graças Monte Canabrava"
Eis o destaque:

FESTA DO SENHOR BOM JESUS
Distrito de Alto Coité
O Distrito de Alto Coité, que se localiza na Rodovia MT-130, entre Poxoréu e Primavera do Leste, festeja juntamente com filhos, amigos distantes e turistas em geral, a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus, com devoção, fé, e claro, festa social com leilões e muita alegria.
Essa festa sempre se realiza na semana do dia 06 de agosto e com uma tradicional e grandiosa procissao a pé entre Poxoreu e o Distrito.

A praça reformada foi inaugurada no Governo do prefeito Walterly Ribeiro da Silva em 06/08/1995
Em frente à Igreja Católica está a única praça da cidade, cujo nome homenageia "MARIA DAS GRAÇAS MONTE CANABRAVA", familiar do ex-vereador EDÉSIO MONTE CANABRAVA.
Atrás da praça fica o campo de futebol.
Profª. Nelice Ferraz (História) aprecia a fachada arquitetônica da construção histórica de Alto Coité. 
   As ruas de Alto Coité lembram as ruas estreitas e tortuosas das cidades históricas do Brasil, as quais não seguiram nenhum planejamento e foram sendo construídas, muitas delas, como é o caso de Alto Coité, de acordo com o movimento da garimpagem.

A fé é exercida com toda a simplicidade
A Comitiva do Conhecimento da EE PE. CÉSAR ALBISETTI, em seu TUR por Alto Coité fez uma parada no prédio construído pela Drª. Edwige Dassi, uma italiana filantropa que investe todos os seus recursos em obras sociais no município de Poxoréu há muitos anos. 
Casa com detalhe em pedras, aproveitando o potencial da região
Essa obra em Alto Coité estava voltada para as mulheres da comunidade. Houve um tempo em que elas tinham ali uma malharia. Não posso dizer se a malharia funcionava nesse prédio, mas sei que fazia parte desse empreendimento de Drª. Edwige Dassi. 
Obra Social da Drª Edwige Dassi, filantropa italiana
Quando Diretor da EE Profª Juracy Macêdo adquirimos muitas camisetas de uniforme dessa malharia. No momento, a obra está desativada e o prédio pareceu abandonado. Mas é também uma obra imponente na cidade e que valeria a pena estar funcionando.
Profª Nelice Ferraz ao lado de morador de Alto Coité.
Pelas ruas encontramos diversos transeuntes, certamente se perguntando "o que esse povo está querendo aqui no Coité, meu Deus!". Mas ninguém se queixava de nossa presença. Pelo contrário, cumprimentavam e até aceitavam posar para fotos com membros de nossa Comitiva do Conhecimento.

Rio Coité, calmo, refrescante, importante potencial turístico de Alto Coité.
No começo da tarde, finalizando nossas aulas de campo em Alto Coité, fomos até o rio Coité, onde fizemos um pequeno churrasco e tomamos banho nas refrescantes águas daquela silenciosa corrente.
Prof. Urano Ferreira e prof. Luiz Sérgio de Souza com aluna da EE PE. CÉSAR ALBISETTI
Em seguida, retornamos a Poxoréu. 
Rio Coité, importante potencial balneário
Com certeza, essa aventura por Alto Coité será inesquecível para todos os que dela participaram.
Fotos, texto e divulgação: Prof. Izaias Resplandes de Sousa