quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Equipe Pe. César 2011 - Vespertino


A Equipe Pe. César do período vespertino também foi apresentada e ovacionada no primeiro dia de aulas. Na parte central da foto acima temos a Prof. Juscinéia (Diretora). Ao seu lado a nossa Merendeira Clara e a sua companheira Jovelina (que cuidará da higiene escolar). E, na sequência estão a Maria AuxiliaDORA e a Elis Regina (nova concursada que tomou posse este ano). Nas demais fotos, temos flagrantes dos alunos durante a apresentação das mensagens de boas-vindas.
À Elis Regina, nova companheira de carreira, nós damos as boas-vindas. A mensagem da Diretora Juscinéia é que neste ano todos nós possamos fazer "um milhão de amigos". E ela cantou com os artistas para dizer isso. Assim, nós acreditamos que esse será um ano maravilhoso no período vespertino, porque temos uma boa equipe e porque todos desejam isso.
Posted by Picasa

Profª Alice David


A Profª Alice David de Freitas é a mais nova contratada da Equipe Pe. César. Ela ministrará aulas de História e Geografia. A nova profesora, natural de Barra do Garças é habilitada em Geografia. Seja bem-vinda. Desejamos a você um profícuo trabalho em nossa escola.
Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Começamos o ano letivo de 2011

Hoje a EE Pe. César recebeu os seus alunos para o início do ano letivo de 2011, realizando atividades diferentes nos três turnos. No período matutino, por enquanto teremos sete turmas: um terceiro, três segundos e três primeiros.
Há possibilidade de se aumentar a quantidade de turmas. Muitos alunos ainda não se matricularam.
O dia teve início com mensagens de boas-vindas da Diretora Juscinéia, do Pe. Guilhermo, do Secretário Municipal de Educação Antônio Lélis e do corpo discente.
O pároco lembrou a figura de Alfredo da Mota Menezes, importante escritor mato-grossense, filho de Poxoréu e acaba de lançar o livro “:Ingênuos, pobres e católicos”.
Fez menção às faixas espalhadas pela cidade em cumprimento aos alunos que ingressaram da Faculdade. Citou uma: “Laís, você é uma fera”. Perguntou sealgum dos alunos gostaria de ser Neimar – o jogador de futebol. E também como estava a euforia das meninas por Justin Bieber – o mais novo cantor queridinho das garotas.
Segundo ele, “o adolescente passa da conta quando não tem uma meta na vida”. Muitos querem seguir os exemplos de Neimar e Justin. E se desviam do foco principal de suas vidas estudantis.
Deixam de preparar para o ENEM e o Vestibular.

Na verdade, diz o padre, os exames já estão às portas. A preparação deve começar já.

Cada um deve se perguntar: quem sou eu? Alguém com metas ou alguém que se deixa levar? É preciso usar a cabeça. Serei fã ou farei a história? É muito importante que cada adolescente, que cada jovem estabeleça uma meta para sua vida que venha contribuir para se ajudar e também ajudar à nossa querida cidade – concluiu Guilhermo (foto acima com o Secretário Lélis).

O Secretário de Educação Antônio Lélis disse que acredita no trabalho de qualidade realizado pela escola Pe. César Albisetti. É um trabalho que serve de referência.
Lembrou de inúmeras lideranças (em todas as áreas do conhecimento) que saíram desta escola. Na oportunidade ele fez o lançamento das Olimpíadas Escolares “Bom de Bola, Bom de Escola” e conclamou a todos para se unir em prol da cobertura da Quadra de Esportes “Prof. Neuvani Veriano Martins”, construída na gestão do Prof. Gaudêncio Amorim. Elogiou o projeto “Feira de Ciências”, desenvolvido pela Escola dizendo que talvez este ano se consiga premiar os melhores trabalhos. Disse ser “surpreendente a capacidade que os alunos demonstram para organizar o conhecimento adquirido”.
Colocou a Secretaria à disposição da Escola para apoiar as aulas de campo e outros projetos que dependem de transporte escolar, a exemplo do que já ocorre no período vespertino, onde a maioria dos alunos são transportados pela SEMEC.










À Coordenadora Adjair Miranda coube a responsabilidade de apresentar os trabalhadores da escola. Dona Maria - foto acima à direita - ficará encarregada do portão; Elza continua Secretária até sair a sua aposentadoria, sendo auxiliada pela Maria Auxiliadora, a Ana Pereira e a Profª Nadir Tunes. Na vigilância teremos os serviços do Paulo, do Silvian e do Maurício.
Na parte de Nutrição, este ano contaremos com o trabalho de dona Ieda, que veio transferida de Primavera do Leste; e também com Clara (Vespertino) e a Anaiá (Noturno). No apoio teremos a Ivanilza - foto acima à esquerda (manhã), a Jovelina (à tarde) e a Rosângela (à noite).
A Coordenação pedagógica contará com a Profª Adjair e a Profª Maura.

A profª Adjair (foto ao lado) deu os informes gerais sobre horário das aulas, uniformes, disciplina, organização das turmas e formação do corpo docente. Pediu a cooperação de todos. Segundo ela, “dependemos de todos; sozinhos não daremos conta do trabalho”. Instou com os alunos para que, desde já, comecem a se preparar para o ingresso na universidade, seja via ENEM, seja via PROUNI.
O importante é que os alunos não deixem a preparação para o último, quando pouca coisa poderá ser feita para mudar o quadro já consolidado ao longo do ensino médio. A preparação já começa no primeiro ano.

O prof. Luís Sérgio (foto abaixo à esquerda) e o prof., Sebastião (foto a direita), com base na música “O último julgamento”, de Leo Canhoto e Robertinho trouxeram uma mensagem espiritual abordando os dez mandamentos cristãos. Segundo Sebastião, muitos de nós estivemos apenas rabiscando as folhas em branco que recebemos de Deus, que são nossas vidas. Mas ainda poderemos ter uma nova oportunidade este ano.
Que possamos escrever nessa página algo que valha a pena.

A profª Jeniffer e a Profª. Gaudência (foto abaixo), exploraram a música de Geraldo Vandré: “Para não dizer que não falei das flores”.
Gaudência conclamou os alunos a valorizarem o seu voto, escolhendo pessoas que valorizam o conhecimento.
Destacou que nós somente seremos iguais através do conhecimento e que não devemos apenas esperar dos outros. Cada um de nós deve fazer a sua parte. Jeniffer destacou que ninguém é tão bom que já sabe tudo; que ninguém da escola nasceu em berço de ouro e o que cada um tem conseguido é resultado de muita luta e muito esforço. Que este seja o espírito para 2011.

O prof. Antenor (foto ao lado) falou de Mitoses e Meioses. Cantou uma paródia sobre essa temática. E a Diretora Juscinéia desafiou os alunos a fazerem um milhão de amigos este ano, na Escola Pe. César Albisetti.

O prof. Marcelo (foto abaixo) instou com os alunos para que corrijam os erros que tiveram nos anos anteriores e entrem no ritmo para serem vitoriosos neste ano. Já o prof. Gaudêncio Amorim destacou que certamente cada um de nós deveria ter amado mais e arriscado mais para ser feliz. Falou sobre os julgamentos precipitados que fazemos uns dos outros e que prejudicam a qualidade do trabalho. Contou a história de dois monges que viajavam a pé por uma estrada. E chegando à margem de um rio encontraram uma mulher que precisava atravessá-lo, mas não conseguia. Então, um dos monges, tomando-a nos braços a conduziu através do rio. E foram embora. À noite, já no convento, o outro monge chamou a atenção do companheiro para o que ele fizera, dizendo que os monges não deveriam se envolver com mulheres. E a lição que recebeu foi impressionante. Ele havia conduzido aquela mulher através do rio e a tinha deixado na margem. Isso fora uma boa ação. O problema não fora este; o problema é o fato do monge reclamante ainda estar com aquela mulher na cabeça até aquela hora da noite. Com essa história, Gaudêncio desafiou os alunos a aprenderem o verdadeiro significado das lições que lhes são transmitidas na escola.

A profª Regiane (foto ao lado) e o prof. Izaías fizeram uma mensagem relacionada com a música Asa Branca.

A profª Adjair (última foto abaixo) explicou que as músicas para a apresentação dos professores foi feita levando-se em consideração as mensagens que elas transmitiam e concluiu pedindo que os alunos sejam mais tolerantes uns com os outros e lutem para que alcancem os seus objetivos propostos para este ano.

Encerrando a programação matutina, a Profª Jennifer Batemarque cantou a música “Conquistando o impossível”, sendo acompanhada por todos os presentes. Que neste ano sejamos campeões e vencedores, como diz a música e as mensagens proferidas pelo corpo docente da Escola.



À tarde a Escola contará com quatro turmas e à noite com outras quatro. E o trabalho de acolhimento dos alunos continuou até o último minuto do dia letivo. Foi maravilhoso. Tivemos uma grande oportunidade para por em prática uma dinâmica descontraída para a recepção de nossa clientela.

Assim teve início o ano letivo de 2011.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Asa Branca

Asa-branca ou pomba-asa-branca (Patagioenas picazuro, anteriormente Columba picazuro) é uma ave columbídea endêmica da América do Sul que ocorre desde o nordeste brasileiro até a Argentina. A asa-branca vive em campos, cerrados e bordas de florestas e também em centros urbanos.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_Branca

A mensagem educativa de Asa Branca


Queridos alunos.

Nós temos acompanhado a evolução do pensamento humano e em nossa visão nunca o homem teve tanto acesso à informação como tem em nossos dias. Paradoxalmente, se fizermos uma análise proporcional, certamente veremos que o grau de aproveitamento da informação produzida pela humanidade do século XXI é um dos mais baixos já registrados pela história. Diante disso é possível dizer que se têm tudo e ao mesmo tempo não se tem nada.

Se a informação produzida hoje fosse processada e utilizada de forma proveitosa em benefício do homem, certamente todos nós viveríamos muito melhor. Infelizmente isso não ocorre. Nós não temos sido eficientes na extração do bom conhecimento presente no mundo de informações que temos ao nosso dispor.

Brincamos de saber das coisas. Andamos de um lado para outro, tocando uma informação aqui, outra ali ou acolá, mas sempre de forma superficial, sem nos aprofundar em nada. Alguém já disse que somos a geração navio: aquela que navega pela superfície dos rios e mares, dando giros de até 360 graus, sem, todavia conhecer o que se passa nas profundezas.
Numa paráfrase da composição de Gonzagão e Humberto Teixeira – a Asa Branca –, vejo que “a terra está ardendo qual fogueira de São João”. A informação que deveria servir para melhorar a vida do homem deste século está sendo queimada em ultra-velocidade. O que era novo ontem, hoje já é obsoleto, sem muitas vezes ter servido para nada. Trocamos nossos brinquedos tecnológicos “velhos”, por novos, antes mesmo de saber como aqueles funcionavam. A informação da terra está queimando sem que seja absorvida e transformada em conhecimento. Informação não é conhecimento, embora seja a base para que este seja consolidado. Sem a sua transformação, a informação não passa de lenha prá fogueira. E nesse caso é realmente uma “tamanha judiação” permitir que isso aconteça.

É nosso desejo que o homem utilize a informação que lhe está disponibilizada para transformá-la em um conhecimento que lhe traga benefícios. É triste ver os jovens passado doze anos de suas vidas na Escola Básica Fundamental e Média sem conseguir chegar a lugar algum, como ocorre com a grande maioria: não arruma um trabalho onde seja bem valorizado, não consegue ingressar na Faculdade e nem tampouco tem condições de melhorar de vida. Não queremos que o crime, os vícios, o álcool e outras drogas sejam as melhores oportunidades para os nossos alunos. Nosso sonho é que esses descaminhos sejam banidos e que em seu lugar renasça uma geração que venha transformar esse mundo em um lugar melhor para todos nós vivermos.

O Gonzaga lamentava a morte das plantas, do gado e do seu cavalo alazão, bem como a debandada da “asa branca” – o símbolo da resistência sertaneja. Para ele era doído de se ver uma tão grande perda. Quando se planta o que se espera é a colheita e não a perda da plantação. Quando o pesquisador dissemina a informação sobre suas descobertas, o que ele espera é que essas informações sejam apropriadas e transformadas em novos conhecimentos. E certamente é muito triste de se ver quando isso não acontece e a informação se torna obsoleta sem o adequado aproveitamento.

A chuva é a grande esperança para o sertanejo nordestino brasileiro. Quando ela chega para molhar a terra, as esperanças de vida renascem no sertão querido. As raízes das plantas vão brotar. Se não forem elas serão as sementes que germinarão e todas as possibilidades de vida nesse pedaço de mundo ressuscitarão.

Depois de longo período de estiagem, de baixos índices de aproveitamento e de falta de oportunidades para a nossa juventude, nós estamos esperando uma grande chuva nas escolas de todo o país, mas especialmente na nossa. E acreditamos que este será o ano. “Quando o verde dos teus óio se espalhar na prantação”... Quando nós conseguirmos fazer os nossos olhos brilharem de entusiasmo, de interesse e de vontade de vencer, nós vamos conseguir transformar em conhecimento proveitoso até mesmo as velhas informações que foram abandonadas como obsoletas sem que tomássemos conhecimento delas. E é claro que sem perder o foco no que há de mais novo ao nosso dispor.

A esperança é a última que morre. Gonzagão acreditava que a chuva haveria de voltar a cair de novo no sertão nordestino. Nós acreditamos que o povo brasileiro, começando por cada um de nós vai reagir e tratar a informação como fonte do conhecimento que vai transformar a nossa vida, melhorando significativamente o nosso viver. É com esse olhar que estamos iniciando mais um ano letivo escolar.

Quero ver olhos de cada um brilhando muito mais do que os meus. Vida longa para todos.

Prof. Izaias Resplandes

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Início das Aulas em 2011

A Escola Pe. César Albisetti comunica à sua comunidade educativa que as aulas para o anio letivo de 2011 somente terão início no dia 21 de fevereiro. O atraso se deve ao fato de que a Escola ainda não conseguiu completar o seu quadro de servidores (professores e agentes de apoio para os serviços de limpeza, vigilância e nutrição).
O atraso no processo de atribuição de aulas para os professores está relacionado com a demora dos alunos em procurar a escola para se matricular. Apesar de que a matrícula esteve aberta durante todo o mês de janeiro, a maioria dos alunos somente na última semana procurou a escola para realizá-la.
Vale dizer que a contratação do pessoal interino somente se dará a partir do dia 14 de fevereiro e o transporte escolar somente está marcado para ter início a partir do dia 21/02/2011.
Por outro lado, a Escola informa à população que ainda possui vagas tanto para o ensino regular quanto para o EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os interessados devem procurar o estabelecimento nos períodos matutino e vespertino.