segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Ecológico




Este projeto tem como objetivo produzir mudas de diversas espécies para reflorestamento, e uma horta de temperos para melhorar a merenda escolar.
Desenvolvido pelo Professor Luis sérgio, com a colaboração do professor Antenor, prof. Gianpiero, as meninas do Apoio Educacional e alguns alunos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

História da Escola Padre César Albisetti

Corria o ano de 1978. Poxoréu ganhava um novo prédio escolar. A obra, construída pelo Governo de Mato Grosso, tornava-se realidade graças aos esforços do Dr. Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, filho de Poxoréu e então Secretário de Estado da Educação (1974-1978). Apesar de novo, o prédio deveria abrigar a já existente Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, criada em 1962 e que, até aquele momento andava de um lado para outro, por não ter sede própria. Desse modo, nos primeiros anos de sua criação, ficou funcionando nas dependências do Ginásio 7 de Setembro (atual Escola “Cel. Júlio Müller”) e, posteriormente, nas dependências do Centro Juvenil Salesiano, sempre ministrando o ensino noturno.
Enfim, o novo prédio fica pronto. Prédio novo, nome novo. Em primeiro lugar veio apenas uma adequação. De Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, através do Decreto n°. 1.692, de 29/02/1978, passa a ser apenas Escola Estadual de 2° Grau Dr. Fernando Correia. Depois veio o novo nome. Através do Decreto n°. 1.369/78, publicado no D.O.E., de 22/05/1978, passa a denominar-se EE de I e II graus “Pe. César Albisetti”.
A denominação “Pe. César Albisetti” fora sugerida pelo Secretário de Educação Louremberg Rocha, o qual teve a pretensão de homenagear seu velho professor, falecido poucos anos antes e que, além disso, prestara relevantes serviços aos boróros da região de Sangradouro.
Naqueles tempos, a Escola oferecia o Ensino Fundamental no período diurno e os cursos de Auxiliar de Contabilidade e Magistério, em nível de 2°. Grau. A partir de 1999, passou a oferecer apenas o ensino médio.
Situada na Av. Dom Bosco, s/n, bairro João Pessoa, a Escola Pe. César Albisetti possui um área de um hectare (10.000 m2), tendo 1.166.91 m² de área construída e 1.585,60 m² de área coberta. O terreno possui uma topografia irregular. Dessa forma, na parte plana, foi construído o prédio da escola e a quadra de esportes. Já o restante do terreno, de declividade acentuada, é aproveitado para se fazer a jardinagem na parte da frente e um pomar na parte dos fundos. A área fica de frente para a Avenida Dom Bosco, numa extensão de 136.00 metros; faz fundo com terras do espólio de Antônio Pereira de Oliveira por 82,50 metros; no Lado Direito faz divisa com a rua Projetada, numa extensão de 74,50 metros; e, no Lado Esquerdo, com terras da Missão Salesiana (Centro Juvenil), por 102,30 metros.
Tem como finalidade, a formação humana, o conhecimento científico e a valorização cultural dos alunos, com a intenção de orientá-los na resolução de situações e problemas do cotidiano da sociedade em que estão inseridos, pretendendo assim contribuir para a formação de bons cidadãos.
Respeitando as individualidades de seus alunos e profissionais da Educação, oferece aos mesmos possibilidades para o desenvolvimento de suas capacidades críticas e expressivas nas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, a Escola funciona em todos os turnos, ministrando aulas para o Ensino Médio não profissionalizante. Seus 598 alunos matriculados estão distribuídos em 16 salas de aula que funcionam no prédio da escola e em 02 salas anexas que funcionam no período noturno no prédio da Escola Estadual "João Borges Vieira" no distrito de Aparecida do Leste, a 35 quilômetros da cidade de Poxoréu.
Seu quadro de funcionários é composto por 42 profissionais da educação entre efetivos, interinos, contratados e gestores.

Texto do Professor Izaias Resplandes

terça-feira, 11 de maio de 2010

"Raizinha" De Volta as Origens



Segundo alguns relatos, o povoado da Raizinha surgiu na década de 30, mais específicamente em 1934, onde havia uma população de garimpeiros radicados na região.
Esse nome segundo alguns antigos moradores, teria surgido quando um garimpeiro estaria a recolher barro branco para acabamento das casas de taipa no São Pedro. Retirando uma moita de capim para descobrir o barro e balançando o cascalho preso em sua raiz, vê-se um chibiu cair no solo. Na época corria a influência do garimpo da Raizima em Barra do Bugres. Arguido o garimpeiro se ele iria para a Raizima junto com os demais que ali se encontrava de "cachorra pronta" este respondeu:_ " Eu vou para Raizinha". E essa é uma das histórias sobre a origem do nome deste povoado.
O local ganhou aspecto de uma vila corpoficada nas construções de palhas de babaçu, paredes de barrotes ou palhas da mesma palmeira cujas edificações se acotovelavam próximas uma das outras caracterizadas pelas residências simples e pelo comércio de todos os gêneros, armarinhos, bebidas e tecidos além de atividades sociais decorrentes dos casamentos, batizados, forrós de pé-de bode e agitos dos "fechas-nuncas" cadenciados pelas "Mariposas da noite" (termo criado por Luis Sabóia Ribeiro no seu "Caçadores de Diamantes",
1959).

Fonte: Jornal " O UPENINO" 1º ed.-ano XX - Nº 19 - Outubro/2008

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aula Integrada de Campo - 1º Anos Matutino em 21/04/10



A Escola Padre César Albisetti, mais do que conduzir o aluno a pensar rápido e a tomar decisões procura prepará-lo pra a emacipação intelectual, proporcionando meios para que o exercício teórico cotidiano das aulas possam se revelar na construção prática trazendo o conhecimento para um universo objetivo no campo da experiência e da comprovação Científica.
O projeto Aula de Campo desperta no aluno um aprender diferente, pois a prática é marcante. O prazer de praticar propicia ao aluno uma ludicidade com resultados, aprimora a responsabilidade e aumenta a capacidade de liderar a construção de sua autonomia. O projeto objetiva a simbiose de conhecimentos estratégicos através das aulas teóricas da sala de aula com a experiência prática de outros lócus que não sejam a própria escola.
Público alvo: 1º Anos A,B, e C - Matutino
local: Raizinha - De Volta às origens
Conteúdo específicos:
Filosofia: Filosofia na Grécia Antiga
Sociologia: Memória e Fotografia
Geografia: O Espaço Geográfico e as paisagens naturais
História: Civilizações Antigas

Parcerias Organizadas
Sec. de Educação Municipal: Antônio Lélis de Azevedo Rocha
Sindicato Rural de Poxoréu:José Jorge sobrinho
Empaer: Artur Beltron Car Demúsio

Avaliação: Relatório individual do aluno
Obs: Os relatórios serão organizados, formando um texto único que fará parte do acervo bibliográfico da Escola para futuras pesquisas.

Professores Responsáveis: área de Ciências Humanas
  • Ana Paula
  • Luiz Sérgio
  • Marcelo
  • Gaudêncio

Coordenação: Professoras
Adjair Pereira de Miranda e
Maura Rodrigues Silva e silva

Texto escrito pela Professora Maura Rodrigues Silva e Silva